Sobre a ASFUPEMA

A Associação dos Funcionários da Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Maranhão – ASFUPEMA, fundada no dia 30 de Março de 1988 por um grupo de Servidores da intitulada Instituição, tem por finalidade a promoção da união de seus pares, o amparo às justas aspirações de seus sócios, em particular nos setores cultural, profissional, ético e econômico, bem como tomar a defesa de seus sócios, quando necessário, em público, na imprensa ou nos Tribunais.

A primeira diretoria, composta por Vicente de Paulo Alves de Sousa, na qualidade de presidente, e Reinaldo José do Carmo Matos Costa, na qualidade de vice-presidente, quando da sua fundação para o mandato de 1 (um) ano, teve como finalidade precípua a promoção da legalidade da ASFUPEMA junto aos órgãos competentes.

Em meados de 1995, após 6 (seis) anos de inatividade, uma equipe de funcionários da Procuradoria Geral de Justiça, juntamente com o funcionário José Edmar Macêdo, preocupados com o destino da supramencionada Associação, efetuaram um levantamento minucioso de todo acervo documental existente, tanto no interior da sede quanto junto aos órgãos públicos e, posteriormente, tornaram-na de utilidade pública através da lei n.º 6.849, de 26 de Novembro de 1996.

Dentre as ações realizadas pela Diretoria eleita, destacamos a Reforma do Estatuto, ampliação do quantitativo de associados e convênio com plano de saúde.

A chapa “Renovação” vencedora das eleições para o biênio de 1998/1999, foi presidida por Luciane Fernanda de Castro Torres e teve como vice-presidente Josemil da Silva Gedeon. Empossados em 27 de fevereiro de 1998 juntamente com o Conselho Fiscal, realizaram convênio com uma rede de farmácias obtiveram do Poder Público Municipal a cessão do terreno para a construção da Sede Social da ASFUPEMA, passo este de vital importância para a concretização dos anseios dos associados em poder contar com um local próprio para realizarem suas atividades recreativas e esportivas.

Em decorrência do fim do mandato da Diretoria da chapa “Renovação” e em obediência aos mandamentos estatutários, deflagrou-se o processo eleitoral em 17 de dezembro de 1999 para o biênio 2000/2001, com a participação plena e democrática de todos os associados, consagrando-se vencedora a chapa “Ação e Compromisso”, tendo como Presidente o jovem filósofo Antonio Euclides Lobato Ramalho.

Após, iniciou-se o período de ampliação de convênios com outros estabelecimentos comerciais, como também, foi nessa gestão que se comprou o terreno da nossa sede social. Na oportunidade, foram realizadas várias obras como construção de bar, piscina e muro. Foi intentada a ação dos 11,98%.

Daí então, decorridos 02 anos (em 2004), com a vitória nas eleições, tiveram à frente da nossa associação o Sr. Roberto Castro que cumpriu seu mandato até janeiro do ano corrente, tendo desenvolvido várias ações, dentre elas: construção do campo de futebol, aquisição de brinquedos para o lazer dos filhos dos associados, a luta pela implantação dos 11,98%, convênios com Universidades, Planos de Saúde e Odontológico, a luta pela implantação de cargos e salários para os servidores da PGJ e um aumento linear de 10% (dez por cento) para todos os servidores efetivos.

Atualmente, na nova administração encontram-se o Presidente Gerson Antônio Rego Lima e o Vice-Presidente Antônio Euclides Lobato Ramalho.

1 comentário em “Sobre a ASFUPEMA